domingo, 27 de maio de 2012

A Eurovisão da Canção, porque eu sou do povo

Albânia - Roupa e penteado medonhos. Então aquela trancinha colada ao pescoço, quase que me deu pesadelos de noite. Mas o pior foi o resto. A moça fartou-se de gritar a plenos pulmões, como se tivesse a pior dor de dentes de todos os tempos. Mas ninguém lhe explicou que estava na Eurovisão da CANÇÃO?
Lituânia - O lambidito do moço apareceu com os olhos vendados por uma faixa de tecido bem piroso, cheio de brilhantezinhos. Cantou uma grande parte da música naquela figura. Mas tem uma explicação lógica e muito válida: o título da música era "Love is blind"...
Rússia - só o nome do grupo já dá para sorrir: Buranovskiye Babushki. Aquelas piquenas Poupées Russes foram a animação da noite. Não cantavam todas ao mesmo ritmo, desafinavam que se farta e algumas nem a letra sabiam. Mas a média de idades era 70 anos, por isso não há critica possível.

Depois desta brilhante introdução, passo a explicar-me.
Eu sei que o que está in é ver e comentar os globos de ouro. Sobre este assunto, já me sentenciei num post anterior, sendo assim nada a acrescentar.
Eu bem sei que a Eurovisão já não vive os gloriosos dias do passado. Passado esse que também vivi, ainda pequena. Quando, ainda em casa dos meus pais, todos se sentavam no sofá e ninguém perdia pitada do programa do ano. Ver a Eurovisão da Canção é coisa de broncos, bregas, azeiteiros, azeitolas e mais outras tantas coisas. É foleiro, piroso, de mau gosto e tudo e tudo. Pois bem, eu talvez seja isso tudo. Mas, essencialmente e como já referi por aqui, sou do povo. Nada a fazer... E mesmo se todos os anos me arrependo de ter visto - porque as músicas são fracas, porque as pontuações são de rir, porque todos os anos mudam as músicas mas não muda a maioria dos votos atribuídos por cada país aos seus vizinhos mais próximos, por tudo e mais alguma coisa - não consigo passar a noite da Eurovisão da Canção sem ver a Eurovisão da Canção. Parece que volto a ser a criancinha que, sentada no meio da avó e da irmã mais velha, sonha com tantos nomes de países, com tantas paisagens a desfilarem no ecrã, com tanta cor, tanto vestido bonito (isso era há uns 25 anos atrás, sublinho), tanta canção em tanta língua diferente que não se entende, mas que se imagina, pelo andamento da música, a história que conta.

Mas não é que, este ano, até vi sem qualquer custo e, pasmem-se, até gostei. Tirando as músicas para pré-adolescentes, uma ou outra aprendiz de Céline Dion, um ou outro sósia do Ken, uns extra-terrestres gays em versão dupla (mas com uns rabos de fazer inveja a muita gaja) e aquelas músicas que não são nem carne nem peixe (as chamadas músicas de elevador), foram várias as  músicas que ouvi sem esforço.

Gostei porque me senti na discoteca (com a vantagem de não levar com o fumo e o cheiro a cigarro, os encontrões e a falta de ar) ao ouvir países como a Irlanda, a Ucrânia, a Noruega, o Chipre, a França, a Grécia, Malta e outras que já me esqueci. Larguei o sofá e fartei-me de dançar, exibindo-me em cima da mesita que está à frente da televisão. Pela primeira vez, desde há muitos anos, até ganhou a minha música preferida: a da Suécia, "Euphoria" de Loreen. Gostei da música, é um facto. Mas não posso deixar de falar da coreografia da moça sueca. Aquilo era uma mistura de ioga, com body balance, karaté e uma espécie de ataque de epilepsia à mistura. Acreditem, fiquei preocupada com a rapariga...



Eu bem queria colocar aqui o vídeo da vencedora, mas também é uma das inúmeras coisas que ainda não consigo fazer por aqui. Fica o link da música:

2 comentários:

  1. abrir o video desejado no youtube > clicar no botão que diz share > clicar no botão que diz embed > copiar o código html que aparece > abrir o painel do blogger > escrever nova mensagem/post > clicar no botão que diz htmml (junto ao que diz redigir) > colar o código copiado do youtube > clicar de novo em redigir > escrever o post normalmente > publicar

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá, tanta treta para um vídeo! Não admira que eu não tenha dado com a coisa... Até já me sinto muito menos mal(entenda-se "muito menos burra") ;)
      Obrigada, sim? :)

      Eliminar