quinta-feira, 17 de julho de 2014

É que já me deixei disso há meia dúzia de anos...


Mesmo assim, volta e meia, lá tenho eu de vestir outra vez a fatiota, encarnar de novo o papel de professora. É mais forte do que eu. Não que tenha saudades das salas de aula. Muito menos por sentir falta daquelas reuniões para lá de chatas com Senhores Doutores completamente senis mas que não podem deixar de se armar em superiores. A decisão de abandonar o nobre mundo da docência foi, seguramente, uma das melhores que tomei até hoje.  Dizia, então, que é mais forte do que eu, simplesmente, porque não gosto de ver gente confinada na sua ignorância. Gosto de alfabetizar as massas. É tão bom sentir-se útil, cumprindo o nosso dever de cidadão generoso e altruísta.
 
Bom, posto isto. Deixemo-nos de tretas e vamos ao que interessa.
Aqui fica uma mini aula de Português, para a malta em geral e para uma alminha em particular que tem alguma dificuldade com palavras homófonas heterográficas (e não só, infelizmente. mas vamos por partes).
 
E, porque sou uma moça prática e despachada, basta-me escarrapachar aqui uma ou outra definição do Priberam e do Dicionário inFormal e a situação está resolvida. E o servicinho de cidadã exemplar e útil para o mundo fica mais que feito.

 
 
 

 
E não é que, de repente, uma pessoa até se sente um ser humano melhor?
Fica-se com aquela sensação boa (e que já referi lá em cima. não ainda não estou senil. gosto é de reiterar aquilo que é efectivamente importante. só para o caso de estar a ser lida por gente senil) de dever cumprido. Sabem?
Lindo.


 

nota do dia seguinte: e ninguém relevou o facto de as palavrinhas em questão não serem, efectivamente, homófonas. ´tá-se bem, então…

2 comentários:

  1. hahahahaha o que eu me ri agora! :D

    Pensei que piquinha fosse levar uma vacina pequena! :D "Vá, vamos lá ao hospital levar a piquinha do tétano".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a Mam'Zelle gosta tanto de fazer rir a malta... ;D

      Eheheh! Pois que vacina é outra coisa, Mustache... Fico muito satisfeita por te ter ajudado a abrir um tico mais o teu horizonte lexical ;p

      Eliminar