quinta-feira, 2 de outubro de 2014

É por estas e por outras (meio)... #13 (especial*)


Para além do peso, havia outro aspecto que sempre foi bastante vigiado durante a gravidez. A tensão arterial. Pois que sempre a tive baixa. Muito baixa.
 
[Isto da tensão baixa traz-me sempre há memória um certo dia de verão, andava eu ainda na faculdade. Um verão como tantos outros, até ao ano passado. Vinham os meus pais de França, ia eu ter com eles, passar as férias na aldeia. E, como era habitual, tinha de ir a vila com a minha mãe, de vez em quando, comprar tudo aquilo que não se encontrava nas mercearias da aldeia. Nesse tal dia de verão, passámos frente à farmácia e a minha mãe quis que fossemos medir a tensão. Tinha-a normal com tendência a baixa, a minha mãe. Quando foi a minha vez, a senhora lá da farmácia começou por culpar a máquina. Os números não podiam estar certos. Tentou novamente. A culpa passou a ser do meu braço demasiado fino. A porra do braço não dava para apertar bem aquela espécie de liga com velcro das máquinas de medir a tensão. Depois da terceira tentativa, sempre com o mesmo resultado, a senhora pediu-me que me sentasse. Estava branca. Preocupadíssima. Perguntou se me estava a sentir bem. Se não tinha tonturas. Se não via tudo branco à minha frente. Estranhou eu conseguir andar de pé e não me estatelar já ali, no meio do chão da farmácia.  Pediu encarecidamente à minha mãe que me levasse até às urgências, argumentando que uma tensão de 9/6 não é de todo normal. Eu não queria. Sentia-me para lá de bem. Mas já se sabe como são as mães. Lá fomos às urgências. Lá me mediram outra vez o raio da tensão. Lá deu o mesmo resultado do que na farmácia. Lá me disse o médico que não havia problema algum. Mas que podia colocar mais umas pedrinhas de sal na sopa, caso assim o quisesse. Depois disso, desafiar-me para ir medir a tensão em tudo quanto era farmácia, passou a ser um dos rituais preferidos da minha mãe. Achava graça à cara das senhoras. Rimo-nos. Rimo-nos muito, por causa  desta minha tensão.]
 
Continuei a ter a tensão baixa durante a gravidez. O Sr. Dr. Obstetra sempre me disse que não havia mal algum, muito pelo contrário.
Chegou ao cúmulo de me dizer que tinha inveja da minha tensão. Então para a gravidez e consequente parto? Era do melhor que se podia desejar, garantia ele.
 
Mais uma vez, Mam'Zelle ingénua, crédula, confiante acreditou. Pois que, mais uma vez, não devia.
 
 
* semana do primeiro aniversário da Bolachita

4 comentários:

  1. Então? A tensão baixa é má para a gravidez? Tenho tensões baixas e estou a pensar engravidar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Nada disso! Como disse no último post sobre este assunto, a tensão baixa só é mais chata para a parte da epidural. Quanto à gravidez e ao parto em si não há problema. Pelo menos, no meu caso, correu tudo muito bem.

      Podes passar à acção, sem stresses ;)

      Eliminar